Fabricação Perfil IBU-Lúpulo Tettnanger Barth Hass

Perfil IBU-Lúpulo Tettnanger Barth Hass

123

A variedade Tettnang Tettnanger, também conhecida como Tettnanger, é um lúpulo tradicional e indígena do grupo Saaz. É cultivado principalmente na região do Lago de Constança, na Alemanha.

A combinação única do clima favorável no Lago de Constança e solos arenosos e argilosos da Idade do Gelo produz um aroma muito fino. Esta variedade tem uma boa tolerância a doenças de plantas.

Tettnang Tettnanger é amplamente utilizado em estilos de cerveja lager.

País de origem:     
Alemanha

Descrição: Selecionado de uma antiga variedade alemã, é cultivado em todo o mundo. Variedades suíças, americanas e australianas podem ser encontradas no mercado hoje, embora algumas versões estrangeiras rotuladas como Tettnanger, sejam na verdade uma mistura hibridizada com Fuggle e não sejam consideradas um verdadeiro lúpulo Tettnanger.

Embora caracteristicamente semelhante ao Hallertau e geneticamente semelhante ao Saaz, o Tettnanger tem notavelmente mais farneseno, dando-lhe um tempero suave e um aroma sutil, equilibrado, floral e herbal. Também é ótimo como um lúpulo de uso duplo e considerado por muitos como particularmente adequado para lagers e pilsners europeus.

Tipo (Aroma / Amargor):  ambos

Estilos de cerveja: Bitter, California Blonde Ale, Red Ale, Pilsner, Lager, American Amber Ale, Winter Ale, Pale Ale, Wheat Beer, Bavarian Hefeweizen, Cream Ale, American Lager

Possíveis substitutos: Saaz, Spalter Select

Dados Técnicos:

  • Composição de ácido alfa – 3%-5,8%
  • Composição de ácido beta – 2,8%-5,3%
  • Composição Co-Humulona – 24%
  • Composição Total do Óleo – 0,36-1,07 mL/100g
  • Composição do óleo de mirceno – 40,6%
  • Composição do óleo de humuleno – 20,4%
  • Óleo de Cariofileno – 6,2%
  • Óleo de Farneseno – 11,3%

* Os dados acima são apenas uma referência baseada no histórico dessa variedade, podendo variar conforme a safra, período de estocagem, condições de armazenamento entre outras.

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.