Fabricação Livros sobre cerveja que não podem faltar aos principiantes

Livros sobre cerveja que não podem faltar aos principiantes

147

Apesar de toda tecnologia para leitura digital, os livros ainda possuem um grande poder de experiência sensorial, ainda mais quando falamos com o publico cervejeiro. Cada livro na estante com seus textos e fotos podem trazer além de informação, uma boa companhia para degustar sua cerveja artesanal.

O Guia Oxford da Cerveja

Uma obra verdadeiramente inovadora, O guia Oxford da cerveja é o livro de referência mais abrangente já publicado sobre a mais popular e diversificada bebida fermentada do mundo. Nestas páginas, Garrett Oliver, autor e renomado mestre-cervejeiro, agrupou o vasto conhecimento e as pesquisas de mais de 165 especialistas em cerveja oriundos de mais de vinte países. O resultado é um compêndio completo do mundo da cerveja, compreendendo mais de mil verbetes, muitos deles sobre temas que mal haviam sido abordados até agora. Dos detalhes sobre o processo de produção da cerveja à história da bebida, das variedades de lúpulo e cevada ao perfil das regiões e dos países produtores de cerveja, dos estilos de cerveja, harmonização gastronômica e tipos de copos ao condicionamento em barril de madeira, dry hopping e refermentação em garrafa, este livro cobre praticamente todos os temas de interesse para entusiastas, cervejeiros ou profissionais do ramo de alimentos e bebidas.

Das cervejarias de grande escala ao mundo das nanocervejarias, este livro trata a cerveja como nenhum livro nunca a tratou. Escrito por uma notável equipe de autores, entre os quais cervejeiros eminentes, estudiosos, mestres-adegueiros, cervejeiros artesanais e cervejeiros caseiros, este livro é vasto, profundo e festivo como o próprio mundo da cerveja.

A arte de fazer cerveja

O cervejeiro James Morton revela o que aprendeu na prática, entre errose acertos, ao preparar a bebida em casa. Ele descreve os equipamentosnecessários e os ingredientes (maltes, lúpulos, leveduras e adjuntos) e explicaem detalhes ambos os métodos de produção: o com kit, mais simples,e o all-grain, mais completo e que permite personalizar mais a produção.Ensina, ainda, a fabricar alguns equipamentos, como a própria cuba defervura e um resfriador, e a costurar um saco de grãos, inspirando o autênticoestilo “faça você mesmo”. Também não faltam instruções para detectar problemas (e evitá-los nas produçõesseguintes) e conteúdo teórico sobre temas como fermentação primária e secundária, envase e carbonatação, cultivode leveduras a partir de garrafas e instalação de um sistema de barril em casa.Entre as receitas preferidas do autor, de estilos americanos e europeus, estão porter, Russian imperial stout,quadrupel, saison, kölsch e – o grande destaque do volume – as complexas lagers, fermentadas em baixas temperaturas,e as sours, feitas com leveduras selvagens.

Lúpulo: guia prático para o aroma, amargor e cultivo de lúpulos

O livro Lúpulo explica habilmente o que é esta planta, sua origem, e como cervejeiros maximizam seus atributos positivos no decorrer do processo produtivo.

Stan Hieronymus começa com os princípios básicos da química por trás do lúpulo, depois examina o importante papel dos agricultores e como os cervejeiros podem escolher seus lúpulos da melhor maneira possível. Ele traz descrições e informações fundamentais sobre mais de 100 variedades de lúpulo, além de dezesseis receitas coletadas mundo afora, incluindo algumas das principais microcervejarias norte-americanas. Hieronymus explora também a qualidade e utilização do lúpulo, com um capítulo inteiramente dedicado ao dry hopping.

Do início ao fim deste livro, as pesquisas e redação acessível do autor educam sobre a rica história do lúpulo e como ele se tornou um ingrediente essencial na fabricação de cervejas

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.