O lúpulo é um dos ingredientes mais conhecidos na produção da cerveja, principalmente pela sua função de ser o grande responsável pelo amargor característico da bebida.

Em 1516 o lúpulo foi introduzido na Reinheitsgebot (lei de pureza alemã), mais ou menos na mesma época que o seu uso começa a ficar popular também na Inglaterra.

O  lúpulo possui propriedades antibióticas contra bactérias gram-positivas, é um ótimo conservante para a cerveja.

O que faz do lúpulo tão especial?

O  lúpulo possui propriedades antibióticas contra bactérias gram-positivas, é um ótimo conservante para a cerveja, pois evita a contaminação por bactérias. Também é muito resistente a pragas. Ele ainda favorece a atividade da levedura durante a fermentação e o principal: concedem esse sabor amargo que tanto conhecemos.

As variedades de lúpulo estão em dois grandes grupos, os de amargor e aroma.

 Os lúpulos de amargor têm grandes quantidades de alfa ácido, durante processo de produção, o lúpulo é adicionado quando se inicia a fervura, após a mostura e a filtração do mosto. No calor do cozimento, a planta libera suas resinas de sabor amargo, dando o sabor característico da cerveja.

Na fervura, a planta também libera óleos essenciais que aromatizam, mas que acabam sendo eliminados com o tempo de cozimento. Por esse motivo, é feita uma segunda adição de lúpulo já no final da fervura, com o intuito de extrair e manter os aromas da planta.

Conheça alguns bons lúpulos para amargor

  • Alemães: Polaris (21% A.A.), Hercules (17%), Hallertau Magnum (14%)
  • Ingleses: Admiral (14%), Herald (12%), Target (11%)
  • Norte-americanos: Eureka (18%), Apollo (17%), Summit (17%). Os EUA se tornaram especialistas no cultivo de lúpulos de amargor tendo entre sua lista Azacca, El Dorado, Equinox, Tomahawk, Warrior e muitos outros!
Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.