Fabricação Aproveitando o bagaço do malte.

Aproveitando o bagaço do malte.

123

Quando olhamos os quilos de malte resultantes de uma brasagem de cerveja, imaginamos que nada mais pode ser retirado dali. Nem todos sabem que o bagaço do malte de uma produção de cerveja pode ser reaproveitado.

Muitas cervejarias vendem seus bagaços de malte para criadores de animais, já que o mesmo é um alimento muito rico em nutrientes, e  também que ele pode ser usado como adubo na agricultura, mas existem diversas outras formas de seu aproveitamento

INem todos sabem que o bagaço do malte de uma produção de cerveja pode ser reaproveitado.

Produção de pães

É comum vermos cervejeiros caseiros usarem o bagaço do malte para produzir pães artesanais. Nessa linha de reaproveitamento, muitas cervejarias abastecem panificadoras com seus bagaços, os quais podem ser utilizados para a produção de bolos e biscoitos.

Cookies

Uma grande vantagem de se fazer cookies com o bagaço, é que se pode utilizar uma razão bagaço de malte/farinha maior. Ótimo para degustar com uma cerveja!

Barra de cereais

Uma empresa americana Regrained fundada por dois cervejeiros caseiros da cidade de San Francisco, Califórnia,  produzem barras de cereal a partir do bagaço de malte das cervejarias locais.

Eles desenvolveram receitas que levam mel, chocolate, frutas e até café, e as misturas resultaram em 3 sabores: Honey Cinnamon IPA, Chocolate Coffee Stout e Blueberry Sunflower Saison.

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.