Fabricação Harmonize as cervejas com pratos variados

Harmonize as cervejas com pratos variados

86

Todos já escutaram falar sobre harmonização de alimentos e vinhos, onde um realça o sabor do outro, com a cerveja isso funciona igualmente bem. Os aromas e sabores das cervejas são variados e complexos, portanto e combinam com diferentes alimentos.

Os aromas e sabores das cervejas são variados e complexos, portanto e combinam com diferentes alimentos.

Vamos abordar aqui, a técnica de harmonização de cervejas onde os elementos sensoriais da cerveja e do alimento, se combinam entre os dois e em alguns casos até pode gerar um terceira experiência degustativa e sensorial.

Harmonizando cervejas e alimentos

1- Intensidade.

Cervejas fortes devem ser harmonizadas com pratos intensos, e cervejas leves com alimentos igualmente delicados.

2- Harmonize por semelhança ou contraste:

Procure na bebida e no alimento elementos parecidos.

Eles combinam justamente por serem próximos, como exemplo temos aroma de um chocolate e das cervejas escuras que lembram o cacau.

Aproveite também o contraste, gerando efeitos sensoriais de atenuação ou incremento de sabores. Aqui destaco a experiência da doçura de um brownie de chocolate e o sutil amargor do malte torrado.

Nenhuma diretriz é absoluta, a experimentação é que vai lhe guiar e com o tempo você passa a fazer isso no automático. As diretrizes são uma orientação para seu início. Aprenda na prática.

Dicas universais

Cervejas leves acompanham comidas leves, enquanto cervejas mais fortes, intensas e encorpadas harmonizam melhor com comidas mais pesadas e gordurosas.

Pense em Ales como Vinho Tinto e Lagers como Vinho Branco.

Outro comparativo válido é pensar em cervejas de alto amargor como se fossem vinhos bem ácidos ou com bastante tanino. Preste atenção nas cores também, uma cerveja mais escura pede um prato de cores aproximadas para a harmonização.

Exemplos para você começar

Alguns estilos de cerveja parecem que foram feitos especialmente para um tipo de comida específico de tão perfeita que fica a combinação, com isso resolvemos listar 5 dicas de harmonização

Witbier – Saladas em geral; Salmão e Bacalhau; Frutos do Mar; Ovos mexidos ou Omeletes.

Amber Lager – Lasanhas e massas em geral; Hambúrgueres; Nachos e Guacamole; Frango, podendo ser assado ou grelhado.

American Pale Ale – Burritos; Pasteis ou Empanadas; Pizzas; Carne assada.

Porter – Brownies; Cheesecake; Chocolate; Sorvetes: Tortas em geral.

Pilsen – Coxinhas, Kibes e salgados em geral; Batatas fritas; Pastéis ou Bolinhos de carne; Mesas de frios; Carnes e Linguiças.

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.