Cervejarias Containers viram boa opção para bares de cerveja artesanal

Containers viram boa opção para bares de cerveja artesanal

103

Quando o pequeno produtor de cerveja se depara com os custos de construção de um local para servir seus clientes, a construção tradicional de alvenaria extrapola todos os custos e faz com que o produtor desista de empreender.

Construir em modelo tradicional além de caro é algo que necessita da compra do terreno e matérias, além de todos os processos envolvendo a obra como projeto, engenharia, burocracias municipais e funcionários de obra.

E construiu está construído! Quer mudar? Vai precisar vender todo o imóvel e talvez perder meses até que o negócio seja vendido.

O cervejeiro empreendedor precisa pensar que o container se encaixa perfeitamente no modelo de negócio.

Os containers comerciais que há alguns anos atrás eram mau vistos, foram se popularizando devido ao capricho com que eles foram evoluindo, tornando-se ambientes agradáveis, chamativos, flexíveis e com custo relativo mais baixo.

O cervejeiro empreendedor precisa pensar que o container se encaixa perfeitamente no modelo de negócio para fazer um beer to go, ou até um pequeno bar. Ele não exige a compra de um terreno já que hoje existe a disponibilidade de aluguel de terrenos.

Existem varias empresas que customizam containers de diversas formas e resta ao empreendedor ser criativo com ele, fazendo do terreno um bom espaço através de coberturas de lona, ombrelones e toldos estendidos. A estrutura rustica do negócio é algo que combina com a cerveja artesanal.

E o mais importante de tudo, ele é flexível. Você pode se mudar para outro terreno mais adiante, comprar mais um e empilhar sobre o primeiro e fazer um segundo andar.

Somente fique atento as leis, atualmente, não há legislação específica vigente sobre implantação de containers. O que existe é o Projeto De Lei 87/2018 que foi aprovado em 1° discussão, mas até então não foi promulgado como lei. Em parâmetros legais e de aprovação junto à prefeitura municipal, estes elementos devem seguir as mesmas exigências contidas no Código de Obras, no Plano Diretor Municipal e na Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.