Cervejarias Cervejaria Container

Cervejaria Container

219

Cidade: Blumenau

Fugindo da forte presença da tradição alemã nos arredores de Blumenau, a cervejaria Container veio focada em produzir rótulos inspirados na clássica Escola Inglesa, com pitadas de Rock’n’Roll e anos 70.

Durante o ano de 2012 trabalham com afinco e as ideias surgem: concordam que a cervejaria seria inglesa, por alguns nobres e inteligentes motivos; entre eles o apelo de oferecer uma cerveja inglesa em uma região rodeada por cervejarias alemãs.

Os ingredientes foram sendo escolhidos: algum rock and roll, muito dos anos 70, uma porção generosa da cultura underground, cores vibrantes. As pitadas de Inglaterra estavam presentes.

Mergulhar no estilo de cerveja londrino era o próximo passo, e foi no Sul de Londres, em Windsor, nas terras do castelo da Rainha, que os amigos e sócios foram buscar o sabor, o espírito, a seriedade e o método de fazer esta cerveja. Já a irreverência eles encontraram de sobra nas cervejarias de Camden Town.

Com essa experiência, influência e espírito, a Cervejaria Container foi concebida, com um toque especial inglês do norte da Inglaterra e do sul de Londres.

A cervejaria funciona como brewpub pra você degustar a cerveja fresquinha acompanhada de um bom lanche. E se tiver interesse, também é possível fazer um passeio pela fábrica e conhecer seus métodos de produção.

As Cervejas

Container Pilsen
Teor alcoólico de 5% vol. e 8 IBUs. A receita é composta de 25% de malte pale ale, o que deixa a cerveja um pouco mais encorpada do que as pilsens tradicionais.
Dizem que britânico não faz pilsen. É uma lenda; interessante, diga-se de passagem, mas não é verdade. No sul de Londres, fazem cervejas pilsen muito saborosas. Por esse motivo, por essa brincadeira ou piada, chamamos essa cerveja de Joke (piada em inglês) e trazemos no rótulo o bobo da corte, que também é nossa homenagem ao famoso seriado britânico Monty Python, criado em 1969.
Aroma: Apresenta leves notas de cereais vindas do malte Pilsen (às vezes tipo biscoito Graham cracker) e lúpulos bem característicos com notas florais.
Aparência: Cor dourado claro, límpida, colarinho cremoso e persistente.
Sabor: Amargo e com final bem definido (crisp), seco a médio-seco. Sabor maltoso moderado. O amargor do lúpulo domina no sabor, continua depois da finalização e permanece no retrogosto.
Sensação na Boca: Corpo médio-leve e carbonatação de média a alta.

Container Blonde Ale
Teor alcoólico de 4,4% vol. e 25 IBUs. Cerveja leve com pouco teor alcoólico; equilibrada, com uma base de malte pale e adição das frutas goiaba e açaí.
O buldogue, ícone desse rótulo, é inspiração de longa data. Antes do início da cervejaria, desbravamos o interior da Inglaterra. Em busca de receitas, encontramos a Windsor & Eton e com ela fizemos uma parceria desta receita e trocamos ideias e ideais. Fizemos na época uma cerveja colaborativa, que no Brasil se chamou Wembley e na Inglaterra, Maracanã. O buldogue com a cara pintada com a cruz inglesa representa a forma que os torcedores ingleses vão assistir ao time nos estádios.
Aroma: Aroma adocicado de malte de baixo. Aromas frutados moderados são característicos. Apresenta aroma de lúpulo de baixo a médio.
Aparência: Cor de amarelo claro, cristalina. Colarinho branco médio, com persistência boa.
Sabor: Leve dulçor de malte inicial, com uma leve característica de malte (como pão, torrada, biscoito e trigo). Sabores cítricos da goiaba ficam em evidencia. Sabor lupulado moderado, mas que não é agressivo demais. Amargor médio, mas com equilíbrio tendendo ao malte. Finaliza médio-seco com algum dulçor.
Sensação na Boca: Corpo de leve-médio. Carbonatação de média. Suave, sem amargor agressivo.

Container IPA
Teor alcoólico de 5,8% vol. e 43 IBUs. Cerveja com teor de álcool elevado, bem aromática; lúpulo em evidência e uma base de malte pale ale e notas de caramelos.
Sua história de ida às Índias já foi uma revolução. Por isso, internamente chamamos nossa cerveja de Revolution, porque é assim que entendemos a IPA. E nesse novo rótulo trazemos o zepelim queimando, fazendo uma alusão ao primeiro álbum da banda Led Zeppelin, que está sempre presente em nossos telões da cervejaria.
Aroma: Aroma de lúpulo moderado de natureza herbal e terroso, com caráter de lúpulo normalmente mais baixo do que nas versões americanas. Leve aroma de dry-hopping de caráter gramíneo. A presença moderada de malte com notas de caramelo ou tostado aparecem. Frutosidade moderada, proveniente de ésteres e de lúpulos, estão presentes.
Aparência: A cor é âmbar. Límpida, mas ainda nesta versão não filtrada e que passa por dryhopping são um pouco turvas. Boa retenção de colarinho de cor quase branca e persistente.
Sabor: Sabor de lúpulo de médio a alto, com amargor de lúpulo de moderado a assertivo. O sabor do lúpulo é similar ao aroma (floral, terroso, frutado, e gramíneo). O sabor do malte é médio-alto, mas agradável e suporte ao lúpulo. Apesar da característica substancial de lúpulo dessas cervejas, o equilíbrio ideal foi alcançado com a quantidade suficiente de malte, corpo e complexidade. O final vai de médio a seco, e o amargor persiste no retrogosto, mas que é áspero.
Sensação na Boca: Macia, com corpo de médio-leve a médio, sem a adstringência derivada do lúpulo, ainda que uma carbonatação moderada para causar uma sensação geral seca na presença do dulçor do malte. Um suave calor alcoólico pode e deve ser percebido.

Container Pale Ale
Teor alcoólico de 4,5% vol. e 27 IBUs. 100% maltes ingleses com toques de caramelo, toffee. Cor cobre profundo com baixo teor alcoólico e lúpulos terrosos que garantem equilíbrio, destaque para os maltes como pedem o estilo.
Esta Pale Ale chamamos carinhosamente de Bakerloo. Foi nossa homenagem a Londres e leva esse nome devido à sua cor amarronzada, que lembra a linha marrom do underground (metrô) londrino e que passa pelas estações de Baker Street (Sherlock Homes) e Waterloo. No rótulo, trazemos o trem de Bakerloo.
Aroma: Traz aroma de malte que lembra (mas nem sempre) caramelo. Um aroma frutado de leve a moderado. Pouco aroma de lúpulo a nenhum (tipicamente de variedades inglesas).
Aparência: Coloração cobre intenso. Bem límpida a brilhante. Colarinho de pequeno a moderado com coloração quase branca.
Sabor: Amargor médio vindo dos maltes caramelos. Possui ésteres frutados moderadamente baixos. Sabor de lúpulo moderadamente baixo (tipicamente com variedade inglesa, terroso, resinoso, e/ou floral, embora variedades americanas também possam ser utilizadas). Sabor de malte de baixo a médio com uma finalização seca. Sabor de caramelo é comum. Equilibrada normalmente para o lado do amargor, mas sem subjugar por completo os sabores de maltes, ésteres e lúpulos.
Sensação na Boca: Corpo de médio-leve. Baixa carbonatação

Container Oatmel Stout
Teor alcoólico de 5% vol. e 32 IBUs. Cerveja escura com aromas de café, chocolate. Provenientes da cevada torrada e dos maltes torrados.
Simplesmente chamada de Dry Stout, é chamada por nós de Black Sheep (Ovelha Negra) e foi nossa homenagem à cidade de Skipton, na Inglaterra, onde fomos aprender a fazer as cervejas do tipo Ale. Essa cidade, além de ser um pólo cervejeiro no norte da Inglaterra, também é famosa por suas importante criação de ovelhas. Nossa cerveja é escura, quase preta e leva chocolate em sua fórmula. Por esse motivo, no rótulo trazemos a ovelha negra de Skipton. Curiosidade: os chifres dessas ovelhas deram origem também ao logo da Container.
Aroma: Aromas proeminentes de café, cevada tostada e malte torrado; leve aroma de chocolate. Sem aromas de lúpulo.
Aparência: Coloração de preto com reflexos de cor granada. Bastante opaca. Colarinho bege a marrom, espesso, cremoso e persistente.
Sabor: Moderadamente tostado, sabor nítido dos cereais, com acidez moderada opcional e amargor de lúpulo de médio a alto. Final seco proveniente dos cereais tostados lembrando café. Apresenta um caráter de chocolate meio-amargo ou doce-amargo no paladar que persiste até o final.
Sensação de Boca: Corpo médio-baixo com caráter cremoso. Carbonatação moderada. Em vista do alto amargor de lúpulo e significativa proporção de cereais escuros presentes, essa cerveja é notavelmente macia. A percepção do corpo pode ser afetada pela densidade com as cervejas mais fracas apresentando corpo mais leve.

Container White Ipa
Teor alcoólico de 5,5% vol. e 28 IBUs. Cerveja clara e levemente turva por conta da adição de trigo, coentro e laranja, que dão um toque de suavidade e uma generosa carga de lúpulo na maturação.
Cerveja criada por americanos de New England em parceria com os Belgas. A busca foi por uma cerveja mais refrescante que a IPA e que trouxesse características da Witbier. Nossa homenagem no rótulo foi trazer os Yankees, soldados que lutaram na guerra civil pela união. Até hoje, os americanos dessa região de New England são chamados de Yankees.
Aroma: Aroma de lúpulo moderado e com toques de coentro e laranja adicionados ao fim de fervura. Lúpulo El Dorado variedade americana que lembra nectarina, pera e melancia.
Aparência: Cor amarelo-palha levemente turva por conta da adição de trigo em sua base. Boa retenção de espuma de cor branca e persistente.
Sabor: Evidencia o lúpulo e especiarias, corpo médio com leveza e complexidade. O sabor do lúpulo é similar ao aroma (nectarina, pera e melancia). O malte é baixo, agradável e o equilíbrio da cerveja com tantos elementos. O trigo agrega corpo e um toque aveludado ao paladar. Final pode chegar a médio seco, e o amargor suave que persiste no retrogosto.
Sensação na boca: Macia, leve e sem adstringência. Carbonatação média-alta que pede o estilo, residual mais seco com presença de malte e especiarias que agregam ao paladar.

Container Irish Red Ale
cerveja extra escura tem teor alcoólico de 5,5% vol. e 25 IBUs.
Irish Red Ale: Cerveja típica irlandesa, esta é mais uma novidade da Container. Esta cerveja é uma interpretação do estilo popular English Bitter com menos lúpulo e um pouco de tostado para adicionar cor e secura. ⠀⠀
No rótulo, trazemos o “leprechaun”, lendas e folclore irlandês. Lá, é conhecido como um pequeno homem de roupas verdes, bigode, olhar simpático e um cachimbo na boca. Geralmente, vivem em pequenos arbustos em bosques ou florestas. São conhecidos por serem os sapateiros das fadas e diz-se que fazem só dois sapatos por ano.

Serviço

Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 4764 – Itoupava Central Blumenau, SC

Tel.: (47) 3285-7185
contato@cervejariacontainer.com.br

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.