Fabricação ATENUANDO – Fermento Nottingham – Lallemand

ATENUANDO – Fermento Nottingham – Lallemand

126

Nottingham Levedura De Cerveja Ale De Alto Rendimento

Cepa inglesa de alto desempenho ideal para a produção de uma ampla variedade cervejas. Através da enzima ß-glucosidase e ß-liase pode ocorrer a biotransformação do lúpulo acentuando assim seu sabor e aroma.

Nottingham é uma levedura de ale inglesa que foi selecionada por sua alta capacidade de desempenho e versatilidade. Os estilos tradicionais fabricados com esta levedura incluem Pale Ale, Amber, Porter, Stout, e Barleywine, mas não se limitam a estes estilos.

Esta variedade de levedura é altamente versátil e permite uma enorme criatividade para elaborar cervejas fora do espectro regular. Além desses estilos tradicionais, Nottingham dá a possibilidade de produzir estilos como Golden Ale, Kölsch, cervejas estilo Lager, IPA, e Imperial Stout, entre muitos outros.

O fermento Nottingham é uma cepa relativamente neutra, tolerante a estresse, o que faz dele uma boa escolha para cervejas de alta densidade, sours, e outras condições de fermentação desafiadoras

Propriedades na elaboração da cerveja
Num mosto padrão a 20°C a levedura Nottingham exibe: Fermentação vigorosa que pode ser completada em 4 dias.
Atenuação alta e floculação alta.
Aroma e sabor variam desde neutros até um pouco frutados com ésteres
A faixa de temperatura ideal para a levedura Nottingham ao produzir estilos tradicionais é de 10°C (50°F) a 22°C (72°F). *à temperatura mais baixa dá para fermentar cervejas tipo lager num mosto de puro malte dentro de 9 dias.

A velocidade e o tempo de fermentação e o grau de atenuação são dependentes da densidade de inoculação, o manejo da levedura, a temperatura de fermentação, e a qualidade nutricional do mosto.

Reidratação
Recomenda-se a reidratação de Nottingham antes do seu uso. A reidratação e a inoculação líquida reduzirão o stress osmótico na levedura. As orientações de reidratação são bastante simples e apresentam um risco de contaminação muito menor do que um iniciador, o qual é desnecessário com levedura ativa seca.

Ajuste a temperatura em passos de 10°C a intervalos de 5 minutos até chegar à temperatura do mosto, acrescentando alíquotas de mosto. Não mude a temperatura por perda natural de calor, pois isso demorará muito tempo e poderá resultar em perda de viabilidade ou vitalidade.
Uma mudança de temperatura de mais de 10°C produzirá choque térmico, o qual favorece a formação de pequenos mutantes

Serviço

Rodovia RS 155, Km 1 – Bairro Jardim – Ijuí /RS
Fones: (55) 3332-4362 / (55) 3332-9062
indupropil@indupropil.com.br
Site: www.indupropil.com.br

Luca Fernandes é Publicitário com experiência de 20 anos em comunicação, com passagem por revistas e agências de propaganda voltadas ao trade marketing, varejo, setor supermercadista, agropecuário e distribuição cinematográfica.